
Conheça os 5 elementos da
Medicina Tradicional Chinesa
Os chineses de antigamente organizaram o mundo classificando os fenômenos da natureza em yin e yang, que são forças complementares e não opostas. São qualidades inseparáveis dentro de um mesmo processo:


Nada é absolutamente YIN ou absolutamente YANG, quando em aliança sua expressão máxima se transforma no outro. Quando observamos uma planta, por exemplo, notamos sua semente (yin) na quietude e em seguida se desenvolvendo (yang) até terminar seu ciclo quando morre (yin). Um se transforma no outro!
Nessa arrumação do mundo em YIN/YANG e ÓRGÃOS/VÍSCERAS notaram que cada um dos setores é mais sensível a um tipo de clima, sabor, período do dia, etc, favorecendo certas atitudes, o que obviamente influência nossa vida e nossa saúde.
Com isso e mais um pouco, essa arrumação do mundo acabou gerando os cincos elementos, uma estrela de cinco pontas que é representada pelos elementos: MADEIRA, FOGO, TERRA, METAL e ÁGUA.
Além disso, existe forte conexão entre esses elementos, um gera o outro ou um domina o outro. Um desequilibrio energético pode ocorrer por várias razões como má alimentação, stress, emoções, hereditariedade, etc, o que pode desenvolver uma possível doença.

Para entendermos melhor:
"A madeira quando queima produz fogo que gera cinzas formando a terra, dentro da terra é condensado o metal que libera de si a água que faz a madeira brotar", esse é o ciclo de geração.
Mas quando existe o desequilíbrio: "A água apaga o fogo que derrete o metal ou que corta a madeira, que esgota a terra que absorve toda a água".
A Medicina Tradicional Chinesa oferece variadas técnicas para promover saúde e harmonia. Não se pode ter excesso nem tampouco deficiência de energia. O excesso congestiona o fluir do Qi (Energia Vital) e a deficiência esvazia a vitalidade.
Quando a energia vital está fluindo harmoniosamente a vida brilha... a energia vital está por toda parte.


Em cada um dos elementos podemos acompanhar cada orgão que, quando deficiente ou em excesso, sinaliza através dos sintomas da doença um desequilíbrio energético. Por exemplo, se você tem zumbido nos ouvidos entre outros sintomas, vamos analisar como está o nível de energia do seus rins. Outro exemplo, se você tem alergias como rinite, vamos levantar dados à respeito do seu elemento metal que compreende pulmão e intestino grosso ou se você tem diarreia constantemente como será que está seu baço-pancrêas?
O que será que meu baço tem a ver com meu intestino? Como disse, os elementos estão interligados, é uma medicina complexa!
A Medicina Tradicional Chinesa harmoniza estes elementos, equilibra a relação entre eles através das agulhas, dieta, moxabustão, ventosaterapia, exercício de Qi Kong e ervas medicinais.