© 2019 SILVANA DECOME

Medicina Tradicional Chinesa

Com a Medicina Tradicional Chinesa, a circulação energética do corpo é reorganizada e reequilibrada através de diferentes recursos terapêuticos, que não somente a Acupuntura, mas como também a Moxabustão (Calor), Fitoterapia (Ervas), Dietética (Alimentação), Auriculoterapia

(Estimulação de pontos no pavilhão auricular), Ventosaterapia (sucção dos copos), Guasha (raspagem superficial) e outros.

 A Medicina Tradicional Chinesa auxilia no tratamento de doenças 

 como a TPM, ansiedade, insônia, gastrite, enxaquecas, dores de coluna, 

 stress, ciática, etc, e promove saúde e contentamento. 

O QUE É “Qi” E COMO PERCORRE NOSSO CORPO?

Qi (se pronuncia tchi) significa Energia Vital: ajuda a animar o corpo e protegê-lo de doenças e dores. O Qi circula através de específicos canais chamados meridianos, cada meridiano é conectado a um órgão e víscera. Meridianos são como rios, que transportam água que nutre terra e plantas. Quando o Qi flui livremente através do corpo ocorre a harmonização físico, mental e emocional, já quando obstruída impede a distribuição e a nutrição do corpo.

Acupuntura

Uma forma efetiva para cuidar da saúde

A Acupuntura envolve um sistema holístico de tratamento completo em cada paciente.
O acupunturista irá colocar agulhas finas, esterilizadas e individuais em específicos pontos no corpo; isto ativará o Qi promovendo um tratamento natural, recuperando a energia imunológica, física e emocional. Melhorando todas as funções e promovendo conforto e saúde. É seguro, e um efetivo caminho para tratar uma enorme variedade de patologias.

 

O QUE O ACUPUNTURISTA FAZ?

Durante a 1ª sessão é feito um questionamento acerca da saúde, sintomas e estilo de vida. O acupunturista irá checar os pulsos e a língua para apurar as informações verbais que o paciente relata e assim elaborar um esquema de tratamento. A visita ao acupunturista pode durar 30 à 120 minutos.
O número de sessões varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas vão experienciar alívio imediato, outras podem levar 8-10 sessões ou meses para efetivar o tratamento. Doenças longas, crônicas usualmente levam mais tempo que as agudas.
O acupunturista pode sugerir 1 ou 2 sessões por semana ou visitas mensais para manutenção, conforme cada caso.

O QUE DEVO ESPERAR DURANTE O TRATAMENTO?

Onde a agulha de acupuntura for inserida você pode experenciar um calor, formigamento, peso, etc. Ás vezes pessoas experenciam uma sensação de que a energia percorre o meridiano, ou que se move ao redor da agulha.
Isto é chamado de “Sensação do Qi”. Depois da sessão você pode se sentir energizado ou ainda uma profunda sensação de relaxamento e tranquilidade.

A INSERÇÃO DAS AGULHAS DÓI?

A sensação causada por agulha de acupuntura pode variar. Algumas pessoas sentem uma pequenina dor quando a agulha é inserida (picadinha de formiga), mas muitas pessoas não sentem dor. As agulhas são fininhas como cabelo.

ACUPUNTURA É SEGURO?

Acupuntura é extremamente seguro. É um método natural, sem remédios. As agulhas são descartáveis.

COMO DEVO ME PREPARAR PARA UMA SESSÃO?

  • Venha com suas dúvidas, a terapeuta lhe ajudará.

  • Use roupas confortáveis e largas para facilitar o acesso dos pontos da acupuntura.

  • Não coma demais, nem antes e nem depois da sessão.

  • Abstenha-se de álcool, trabalhar pesado, exercitar demais pelo menos até 6h após a sessão.

  • Evite situações de stress. Tenha um tempo para relaxar.

  • Entre as sessões tome nota das mudanças que ocorreram como alívio das dores e mudança de área da dor, etc.

PORQUE O ACUPUNTURISTA RECOMENDA ERVAS PARA TOMAR?

Ervas pode ser um grande aliado à acupuntura. São usadas para dar suporte ao corpo para limpar, desintoxicar, ampliar o processo da acupuntura que você está recebendo.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ACUPUNTURA?

Existem alguns outros além da Chinesa, por exemplo, a Coreana e a Egípcia. A acupuntura pode ser usada de diversas formas, acupuntura auricular (orelha), eletropuntura, acupressão, entre outros.

 

Moxabustão

É um tratamento que usa a erva artemísia, em forma de bastão, para aquecer a pele. É um tratamento “quente” usado para agilizar o processo da acupuntura através dos mesmos pontos de tratamento com a agulha ou áreas do corpo que foram afetadas pelo frio.

Guasha

É uma técnica usada para aliviar tensões ou contrações musculares. Uma pequena espécie de espátula “esfrega” suavemente a pele na área onde se encontra a dor, ativando a circulação e aliviando a tensão.

 

Auriculoterapia

No pavilhão auricular foi encontrado a representação do corpo humano, um microssistema dos órgãos e partes do corpo. Com sementes de mostarda ou micro agulhas se  estimula o bom funcionamento do sistema interno.

É um tratamento que pode ser realizado de forma única ou somado a acupuntura sistêmica (agulhas inseridas em pontos do corpo) para efetivar a terapia. 

 

Ventosaterapia

É uma terapia designada a estimular o fluir do sangue e do Qi. É usado para aliviar dores musculares, tensões, dores de pescoço, desintoxicação, etc. Nesta terapia a acupunturista irá colocar pequenos “copos” em áreas específicas no corpo. Um vácuo é criado abaixo do copo usando sucção. Não há com o que se  preocupar, pois as manchas avermelhadas na pele desaparecerão rapidamente em poucos dias.